• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Assentamentos de Cel. Domingos Soares receberão regularização fundiária

 

Publicado em: 03/11/2021 00:00

Whatsapp

 

Uma das lutas do prefeito Jandir Bandiera é a regularização fundiária dos assentamentos existentes em Coronel Domingos Soares, sonho de muita gente. Por isso, no início da semana passada o chefe do Executivo domingosoarense foi a Curitiba, onde esteve no escritório do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, buscando informações sobre o andamento.


            Segundo informações, está previsto para a primeira metade de novembro o início dos trabalhos de medição e demarcação topográfica georreferenciada de perímetro e parcelas em 149 assentamentos paranaenses, incluindo assentamentos domingosoarenses. De acordo com o Incra, o investimento do governo federal destinado à execução será de R$ 3,3 milhões. Outros R$ 57,1 mil servirão à fiscalização dos serviços pelo Instituto.


Em Coronel Domingos Soares serão contemplados nesta etapa os assentamentos: Bom Retiro/Butiá; Estrela do Meio, Retiro I e Terra Boa (veja foto). O georreferenciamento e a posterior certificação no Sistema de Gestão Fundiária são etapas necessárias para a titulação definitiva nas áreas de reforma agrária.


            “Estivemos no Incra cobrando informações sobre a regularização das terras de nossos assentados, e com alegria informo que ainda este mês serão iniciados os trabalhos. Não precisa contratar nenhuma empresa para fazer isso, porque o Incra não vai cobrar nada”, conta Bandiera.


             “Com o título em mãos, o assentado tem a segurança jurídica necessária para a continuidade das atividades agrícolas”, diz o superintendente do Incra no Paraná, Robson Luís Bastos. Conforme ele, as atividades executadas não representam qualquer gasto aos assentados. Ocorrem sem a contratação de intermediários. “O Incra não tem despachantes, os serviços são gratuitos”, adverte, comprovando as palavras do prefeito.


Os trabalhos de campo serão acompanhados por uma força-tarefa da autarquia. Isso porque não envolvem apenas a atuação das empresas privadas, mas também o controle e fiscalização dos recursos investidos, atribuições sob responsabilidade dos servidores do instituto.


            Mais uma importante conquista, que dará mais autonomia e melhores condições aos pequenos agricultores de Coronel Domingos Soares.