• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Escola Mun. Professora Aurora Tortelli comemorou Dia do Folclore

 

Publicado em: 24/08/2021 00:00

Whatsapp

 

Para celebrar o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli realizou ontem várias atividades, como contações de histórias e encenações; tudo preparado com muito carinho pelas professoras e pelos professores, proporcionando um dia diferente na escola.


Conforme a diretora do Departamento Municipal de Educação, Daiana Neves de Oliveira, através dos estímulos gerados pela contação de histórias, por exemplo, todas as pessoas são capazes de absorver valores morais e sociais. "É nesse contexto que entra a importância desta como prática educativa", comenta.


Por meio da contação de histórias as crianças desenvolvem a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, o senso crítico, criando empatia com os personagens. Ela desperta o lado lúdico, característica importante para o desenvolvimento. "Além de ensinar a ler e escrever é dever da escola despertar nas crianças o hábito e o gosto por histórias, livros, contos, crônicas e literatura", complementa Daiana.


Segundo o sítio eletrônico Brasil Escola, o Dia do Folclore foi criado, portanto, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também de incentivar os estudos na área. Atualmente, o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e sua importância é reforçada frequentemente nas escolas, sobretudo naquelas que trabalham com ensino infantil.


Entre os personagens, estão inseridas as lendas tradicionais de nosso país. As principais lendas são a do saci e do curupira, mas outros personagens importantes do nosso folclore são: a Iara, o boto cor-de-rosa, a mula sem cabeça, o boitatá, o negrinho do pastoreio, entre outros.


O governo municipal parabeniza os professores e as professoras das escolas municipais pela iniciativa e os alunos pela participação.