O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Coronel Domingos Soares, com apoio do Departamento Municipal de Ação Social, estará lançando na próxima semana o Projeto Transformando o Futuro, que tem o objetivo de preparar adolescentes para o vestibular, trabalhando matérias dos ensinos fundamental e médio que geralmente são abordadas em processos seletivos para cursos superiores, propiciando a possibilidade de ingresso no ensino superior a adolescentes cujas famílias não possuem estrutura para pagamento de cursinhos particulares. O cursinho Pré-Vestibular Semiextensivo será na modalidade On-line, e ministrado pelo Sesc, que foi contratado com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
O projeto visa a cumprir ainda mais a legislação, visto que a educação é um direito constitucional e o acesso a cursos pré-vestibulares é de alto custo, se tornando difícil para um grande número de famílias vulneráveis economicamente no município, hoje, o qual possui 1.051 famílias inseridas no Cadastro Único; destas, 852 possuem renda inferior a meio salário mínimo. O direito à educação é prerrogativa constitucional, como direito de todos e dever do Estado e da família, sendo sua importância primordial para o pleno desenvolvimento e para a vida futura não só das crianças e adolescentes, mas de toda a sociedade.
O Transformando o Futuro terá como público-alvo alunos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio de todo o município, cujas famílias estejam inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais ou sejam acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ou pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, todos vinculados ao Departamento de Ação Social. Os adolescentes precisam ser menores de 18 anos ou completar a idade até o início previsto para as aulas, que será no fim do próximo mês de junho.
Segundo o prefeito Jandir Bandiera, o governo municipal sempre apoiará iniciativas desse gênero, que tenham como objetivo a inclusão social, e orienta os adolescentes que se enquadram nos critérios a aproveitarem a oportunidade, que é oferecida gratuitamente e pela primeira vez no município. “Quero parabenizar o CMDCA pela iniciativa e colocar a administração municipal à disposição para juntos transformarmos o futuro de nossos jovens domingosoarenses”, disse o gestor.
Inscrições
As inscrições serão de 1º a 10 de junho de 2021, no Departamento de Ação Social, ao lado do CRAS, e poderão ser efetuadas pelo estudante acompanhado por um responsável legal, apresentando os seguintes documentos: RG e CPF do estudante; Comprovante de residência; Comprovante de matrícula e Comprovante de inscrição no Cadastro único para Programas Sociais (o cadastro deve ter sido atualizado no ano de 2021), ou comprovante de acompanhamento emitido pelo CRAS para quem participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ou é acompanhado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.
As aulas serão on-line, devido à pandemia, mas a Prefeitura poderá disponibilizar espaço para transmissão das aulas para aqueles estudantes que não tiverem acesso à Internet. O cursinho Pré-Vestibular Semiextensivo do Sesc conta com: Plantões de dúvidas; Simuladão UEPG e UNICENTRO (exclusivo para esta turma); Cine debates; Vestiba Encena (peças teatrais sobre os livros da UEPG, UNICENTRO , UEL e UFPR); Aulão de véspera dos principais vestibulares do Paraná e do ENEM; Aulas de segunda a sexta no período da tarde; PodSesc; Clube do livro – debate obras vestibular 2021/2022; Atendimento personalizado – aulas ao vivo e Material didático preparatório para todos os vestibulares – COC by Pearson.