• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Cel. Domingos Soares recebe mais 120 doses da Coronavac

 

Publicado em: 23/03/2021 00:00

Whatsapp

 

Na última sexta-feira (19), mais 120 doses da vacina Coronavac chegaram a Coronel Domingos Soares. Conforme o setor de epidemiologia do Departamento Municipal de Saúde, dessas, 60 são especificamente para os profissionais de saúde que ainda não receberam a 1ª dose do imunizante. Ao todo são 144 profissionais e, até o momento, 91 receberam a 1ª dose e 51 receberam a 2ª dose. O restante das vacinas é para idosos entre 75 e 79 anos (50 doses) e idosos acima de 80 anos (10 doses para 2ª etapa). Segundo a enfermeira Lauana Gottems Del Sent, está prevista a chegada de mais vacinas esta semana, para pessoas acima de 70 anos.



Para a diretora do Departamento de Saúde, Marly Bevilácqua Maito, a expectativa é de que um bom número de imunizantes chegue ao município, para acelerar a vacinação local e atingir um público maior. “Gostaríamos muito de vacinar todo mundo, mas ainda dependemos das doses que o Ministério de Saúde e a SESA nos mandam, dentro do Plano Nacional de Imunização”, conta, ressaltando que os grupos contemplados são pré-definidos pelo Ministério da Saúde.



A Frente Nacional de Prefeitos criou ontem (22) um consórcio nacional para a aquisição de vacinas contra o novo Coronavírus. O grupo, que ganhou o nome “Conectar”, foi instituído por meio de uma assembleia virtual.De acordo com a Agência Brasil, “o objetivo é reunir diversas prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas contra a Covid-19 no mercado internacional e insumos utilizados no atendimento de pacientes infectados com o novo Coronavírus. Com a criação, o consórcio vai iniciar as tratativas com farmacêuticas e empresas fornecedoras de insumos.” Até o momento, 2.599 prefeituras manifestaram interesse na iniciativa, incluindo Coronel Domingos Soares. Para o prefeito Jandir Bandiera, a adesão ao consórcio é importante, diante da demora e das dificuldades em chegar vacinas aos municípios. “Nossa obrigação, como município, é fazer a aplicação da vacina, mas como está muito atrasada nos unimos a outros municípios para buscar uma solução e atender a nossa gente”, comenta o gestor.



O governo domingosoarense reforça a obrigatoriedade e a importância das medidas de segurança contra a Covid-19, como usar máscara o tempo todo ao sair de casa, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool em gel e manter o isolamento e o distanciamento sociais. “Precisamos agir com responsabilidade e respeito ao próximo”, finalizou Bandiera.