Após o Outubro Rosa agra chegou a vez do Novembro Azul onde se intensificam as campanhas de conscientização no combate ao câncer dirigido ao público masculino. Apesar da resistência nos últimos anos os homens tem aderido aos apelos da comunidade médica para um maior cuidado com a saúde.
De acordo com o Instituto nacional do Câncer neste ano de 2018 cerca de são estimados cerca de 68 mil casos de câncer de próstata seno o que mais mata entre os homens, seguido de câncer de pulmão e câncer de estômago, sendo que da próstata a maior incidência é na região sul com 96 casos a cada 100 mil homens.
Na última quarta feira, o departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares realizou um pedágio com distribuição de panfletos educativos e orientando os homens para realizem exames regularmente. A diretora do departamento de Saúde Sylvia Dutra disse que em Coronel Domingos Soares existem vários casos assim como em outros municípios e que a maneira mais fácil de combater a doença é a prevenção com exames regulares muitos desses realizados no posto de saúde e pelo SUS.