• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Cel. Domingos Soares receberá ônibus do projeto EcoExpresso Sanepar

 

Publicado em: 19/10/2017 00:00

Whatsapp

 

            Coronel Domingos Soares receberá, no próximo dia 24, o ônibus do projeto EcoExpresso Sanepar, que ficará aberto para visitação das 8h às 17h, em frente ao Departamento Municipal de Educação, na Rua Afonso de Almeida Rocha, Centro. O ônibus integra o projeto da Sanepar "Proteção do rio ao rio", do Programa de Educação Ambiental da Sanepar com a comunidade, com o objetivo de socializar informações a respeito do Saneamento ambiental a partir de quatro eixos, sendo eles água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. É um convite a percorrer o caminho da água com a estrutura especialmente preparada com maquetes, painéis e outros recursos audiovisuais de práticas de preservação da água.

            Conforme a assistente social do programa de Educação Ambiental do escritório da Sanepar de Pato Branco, Marilúcia Cyrino Rodrigues, os alunos das escolas que visitarem o EcoExpress poderão acompanhar o caminho que a água percorre até chegar às suas casas. A maquete apresenta, ainda, um protótipo de casa com detalhes de uma ligação correta de esgoto, as conexões adequadas, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). Na oportunidade a Sanepar explica como o lodo, proveniente do processo de tratamento de esgoto, pode ser utilizado na agricultura, e como a empresa faz o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos. “No caminho da água, ressaltamos o uso consciente deste bem tão essencial a vida, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente de recursos naturais”, comenta. O atendimento é realizado por dois monitores treinados pela Sanepar.

           De acordo com o Departamento Municipal de Educação, a Sanepar está iniciando este projeto na região por Coronel Domingos Soares, sendo o tema muito importante devido à atenção dada atualmente e aos cuidados com a água. As escolas que desejarem participar precisam agendar o horário para visitação junto ao Departamento de Educação.