• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Agricultura incentiva produção de hortas orgânicas

 

Publicado em: 19/06/2017 00:00

Whatsapp

 

O objetivo é a criação de uma associação de produtores

             No último dia 12, na sala de reuniões do Departamento de Agricultura de Coronel Domingos Soares, foi promovida uma importante palestra a um grupo de agricultores visando apresentar as vantagens e benefícios da produção de hortas orgânicas, ou seja, sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico. Este projeto é uma parceria entre Município, Emater – Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural e SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

          De acordo com o palestrante e técnico agrícola Dimorvan Santos, a qualidade de grutos e hortaliças produzidos de forma orgânica é inigualável e gera valores diferenciados no mercado devido aos cuidados envolvidos, sabor, coloração, tamanho e principalmente à ausência de agrotóxicos para controlar a proliferação de fungos e pestes. Santos apresentou aos agricultores presentes planilhas de custos para implantação de estufas, prazos e possibilidades de comercialização, citando como exemplos estufas que ele desenvolveu e acompanha em municipios como Palmas e Pinhão. Na ocasião o palestrante destacou a importância da água utilizada na irrigação das plantas, que deve passar por análise (como o solo a ser utilizado) para atestar sua qualidade, visto que água e solo influenciam no desenvolvimento de plantas orgânicas.

    Conforme o diretor do Departamento de Agricultural, Laércio Casagrande da Cruz, o trabalho com hortas seria uma adividade adicional para quem já lida na roça. “Eu acho bem interessante para agregar a propriedades que já têm outras atividades, principalmente a bacia leiteira. Orgânico traz saúde, porque é puro, é natural e alguns lugares do nosso município, onde não se trabalha com agrotóxicos, vai ser mais fácil de trabalhar”, comenta Cruz, ressaltando que a administração municipal dará todo o suporte e acompanhamento necessários para que está atividade cresça e se desenvolva, melhorando a renda das famílias e colocando nas mesas de inúmeras casas produtos puros e de qualidade. “Tudo aquilo que estiver ao alcance do departamento e da prefeita será feito, apoiando nossos produtores. É um passo importante para que a gente possa ter produtos de qualidade no mercado. Não vai deixar ninguém rico, mas é um recurso a mais”, explica.

      Associação

      A intenção, segundo Laércio, é a criação de uma associação de produtores de hortas orgânicas, legalizada, regimentada, que dê maior visibilidade, amplitude e credibilidade à comercialização e condições de expandir o plantio e as vendas, pois através de um órgão representativo facilita-se, inclusive, o crédito para maiores investimentos no setor. Com isso tem-se uma prévia da atenção que a administração municipal quer dar à feira do produtor, hoje realizada uma vez por semana em frente ao ginásio municipal de esportes e com a participação de apenas duas produtoras, onde a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida pretende ampliar e melhorar a infraestrutura disponibilizada.

   Portanto, o Departamento de Agricultura e a prefeita estudarão como se darão passos, apoio, acompanhamento e incentivos.