Após três anos de trabalhos, o município de Coronel Domingos Soares se despede da médica cubana Dra. Ailyn Iglesias Romero. Para demonstrar gratidão e o carinho de seus colegas, foi realizada uma confraternização, na tarde de quinta-feira (18), com declarações e homenagens à médica, que deixou sua família em “Consolación del Sur”, província de “Pinar del Rio”, em Cuba, para vir ao Brasil como participante do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
Conta Dra. Ailyn, que no início não foi fácil, devido às dificuldades com o idioma, em entender as pessoas e se fazer entender. Contudo, aos poucos foi se adaptando ao jeito brasileiro. “No princípio foi bem difícil, por causa do idioma; também o jeito de fazer medicina é diferente, então até irmos incluindo as nossas experiências com as experiências de vocês contei com apoio das enfermeiras, agentes comunitárias e contava muito com o trabalho em equipe para levar a medicina familiar, que era o nosso objetivo aqui, mas com o tempo fomos nos adaptando. A experiência foi muito boa, muito grande também, ficar três anos no Brasil”, relata a médica, enfatizando que estar no Brasil, para ela, foi uma experiência muito positiva pessoal e profissionalmente.
A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida também participou das homenagens e agradeceu à Dra. Ailyn pela dedicação, pelo carinho e pelo respeito com que tratava os pacientes domingosoarenses, sempre buscando amenizar suas dores e sanar suas doenças. A prefeita destacou o empenho da administração para que a médica continuasse desempenhando suas atividades no município, porém, devido à política do Mais Médicos, acabou não sendo possível. A diretora do Departamento de Saúde, Cleonice França e a equipe multiprofissional do setor agradeceram, falaram da amizade e do carinho que permanecerão, e da esperança de um dia novamente todos se encontrarem. Dra. Ailyn retornará a Cuba no final deste mês. A administração e a população domingosoarense agradecem imensamente sua dedicação e desejam-lhe boa sorte e sucesso em sua vida.