Os trabalhos de recuperação primária da Praça Municipal Pompílio Joaquim Vaz, de Coronel Domingos Soares, continuam a todo vapor. Após o conserto emergencial dos brinquedos do parquinho infantil, a Prefeitura está realizando os reparos no calçadão da praça, com a colocação de novo blocos de concreto, os pavers, como são chamados.
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Esportes, Antonio Marcos Costa, ainda faltam alguns detalhes para a revitalização da praça, que além de ser um espaço público é um dos pouquíssimos lugares de lazer e encontro da área urbana e precisa ser bem zelado tanto pela Prefeitura como pela população em geral. Vale ressaltar a importância de as pessoas ajudarem a zelar pelo espaço público, denunciando quaisquer atos de vandalismo e destruição. A administração municipal pretende, com o tempo, desenvolver um projeto de arborização e paisagismo na praça municipal, transformando-a num lugar muito mais bonito e agradável, além de construir quiosque e banheiros.
Conforme o assessor de comunicação da Prefeitura, Diego Argenta, a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida quer fazer com que a praça seja um verdadeiro ponto de encontro da população domingosoarense, por isso investirá no setor do esporte e do lazer. Inclusive, já está sendo analisada a viabilidade da substituição dos brinquedos do atual parquinho por novos, de plástico, mais fortes, resistentes, seguros e bonitos, visto que as crianças domingosoarenses merecem o melhor.
Cronograma da quadra
Outra mudança já implantada pelo Departamento de Esportes é quanto ao cronograma de horários de utilização da quadra do Ginásio Municipal de Esportes João Maria Alves Taques. De acordo com Costa, a partir de 16 de janeiro não haverá mais a cobrança de R$ 15 reais para reservar a quadra, passando a ser gratuita. “O objetivo é ceder o horário gratuito para os grupos formados entre amigos e atingir a maioria das comunidades do interior e os esportistas da sede”, explicou. Para o público feminino que gosta de jogar futsal, ficam reservados os sábados à tarde, e para o voleibol será aos domingos a partir das 19 horas.
O diretor de Esportes destaca que cada grupo terá um responsável, o qual responderá por quaisquer danos ou ocorrências no ginásio de esportes em seu horário de uso. “Esta ação é em regime de teste, por trinta dias; caso o público se comporte adequadamente nós vamos estender esse prazo. Se a pessoa reservou horário e a equipe deixou de vir duas vezes seguidas automaticamente vai perder seu espaço”, enfatizou, informando que ainda há horários disponíveis.