Apesar de redundante, na noite de terça-feira (28) foi realizada a Conferência Extraordinária Municipal da Cidade de Coronel Domingos Soares, nas dependências da Câmara de Vereadores, tendo como tema "O Plano Diretor e a Participação Social" e como lema "O Papel do Conselho Municipal da Cidade de Coronel Domingos Soares". Estiveram presentes o prefeito, Jandir Bandiera, do vice-prefeito, Liomar Bringhentti, dos vereadores Valdir Castanha, João Evandro Tibes e Jucélio Camargo, de diretores de departamentos públicos municipais, servidores municipais e estaduais, entidades civis, associações e população em geral.
A referida conferência é o foro municipal de debate do direito à cidade, aberta a todos os segmentos da sociedade civil organizada e do poder público, e convocada pelo chefe do Poder Executivo, sob a coordenação da Comissão Municipal Preparatória, fazendo parte da efetivação do novo Plano Diretor Municipal.
Objetivos:
I – Propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos do Município de Coronel Domingos Soares com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política de Desenvolvimento Urbano;
II – Propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre os desafios do crescimento urbano.
Finalidades:
I-Avaliar a implantação do Plano Diretor vigente ou a necessidade de sua revisão com participação da sociedade local;
II - Reestruturar ou atualizar o Conselho Municipal da Cidade de Coronel Domingos Soares.
III - Definir representantes dos segmentos da sociedade local que comporão o Conselho Municipal da Cidade de Coronel Domingos Soares.
Eixos temáticos:
I- O Plano Diretor como instrumento de desenvolvimento municipal;
II- O Papel do Conselho da Cidade.
Na ocasião foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal da Cidade, que tem representantes da administração pública e do Legislativo; entidades sindicais com atuação na área de desenvolvimento; empresários relacionados à produção, fomento e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais com atuação na área de desenvolvimento urbano.
Foram eleitos os seguintes membros:
Poder Executivo - Titulares: Daniele Periolo Bringhentti; Jonas dos Santos Bueno; Edson Müller Gheno e Guacira Fátima Favero de Mello.
Poder Executivo - Suplentes: João Luiz de Jesus Silveira Lustosa; João Gabriel Argenta Orlandi; Keury Fabris Marcon e Diego Argenta.
Poder Legislativo - Titulare: Valdir Castanha.
Poer Legislativo - Suplente: João Evandro Tibes.
Entidades sindicais - Titulares: Vagner Palamar e Regina Martins.
Entidades sindicais - Suplentes: Osni Brasil e Odete Aparecida Cruz da Silva.
Empresários - Titulares: Lucas Piragibe e Saraí Sicka das Neves Smolinski.
Empresários - Suplentes: Edson Waldera e Antônio Carlos Kovoliski.
Entidades de pesquisa e conselhos profissionais - Titulares: Ana Carolina de Lima e Cleilton da Silva Pedroso.
Entidades de pesquisa e conselhos profissionais - Suplentes: Jakeline Aparecida Matias e Fernando Martins.