O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
O município de Coronel Domingos Soares possuía, em março de 2023, 116 pessoas recebendo o Benefício de Prestação Continuada, destas, 86 são pessoas com deficiência e 30 são idosos.
Ainda em março deste ano ocorreu um repasse por meio do Governo Federal de R$ 151.036,06 para este público; em 2022 o repasse totalizou R$ 1.661.694,58.
Para a diretora do Departamento Municipal de Ação Social, Angélica Graeff Catapan, além do Benefício de Prestação Continuada auxiliar o público beneficiário, ele ajuda a movimentar a economia local, gerando inúmeros benefícios à população em geral e ao município como um todo.